ATLETA QUE INICIOU SUA TRAJETÓRIA DE NATAÇÃO NO DOM PEDRO II SE DESTACA NACIONALMENTE

26/06/2024 Novidades

Atualmente no Minas Tênis Clube, o associado e atleta Breno Paiva iniciou a sua trajetória esportiva na Escola de Natação do Clube Dom Pedro II aos três anos de idade e, desde os cinco, já disputava competições pela Equipe TorPedro.

Seu talento para a Natação era notório, segundo Eliane Ferraz, professora e instrutora no Clube há onze anos. De acordo com a profissional, “desde as primeiras vivências na piscina, já se percebia um grande potencial no Breno. Muito dedicado e com bastante garra, ele participava dos treinos assiduamente. Da primeira prova de Pranchinha, quando ainda era pré-Mirim, até a participação em campeonatos mais expressivos, como o Troféu Kurosa e a Copa Minas, ele foi conquistando diversos pódios e colecionando medalhas.

Hoje com 13 anos de idade, Breno conta que atuou pelo Dom Pedro II por 6 anos consecutivos, até o momento em que a sua família se mudou para o estado do Pará e, posteriormente, para São Bento do Sul/SC, em razão do trabalho de seu pai. Mesmo com a mudança, o atleta formado pelo Clube deu continuidade à prática da Natação, atuando pelo SBCN/Buddemeyer e sagrando-se campeão Catarinense, na categoria Petiz, nos nados Borboleta, Livre e Costas.

Ao retornar a Minas Gerais, atuou pelo Mackenzie, sendo campeão Mineiro, também na categoria Petiz, no nado Borboleta. Posteriormente, ao atingir a idade necessária para participar do processo de seleção do Minas, concorreu contra outros 150 atletas, estando entre os 7 aprovados. Além disso, foi o único aprovado na categoria infantil masculina e, assim, integrado à equipe principal de seu novo Clube.

No Minas, Breno mantém a sua boa performance, disputando torneios estaduais e nacionais, atualmente possuindo uma das melhores pontuações da equipe, categoria principal do INF 1. No ranking mineiro, ele ocupa o 1º lugar nos 50 e 100 metros livre, 100 e 200 metros borboleta e o 2º lugar nos 100 metros medley e 200 metros livre.

Em junho de 2024, disputou pelo Minas o seu primeiro Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, em Salvador, na Bahia. Na competição, Breno melhorou significativamente todas as suas marcas pessoais, além de reforçar a sua consciência sobre a importância de continuar mantendo o seu foco e dedicação nos treinos para as próximas competições que virão.

Confira os resultados obtidos por ele: 5º lugar 100 metros borboleta, 5º lugar 100 metros livre, 6º lugar 200 metros livre, 9º lugar 200 metros borboleta, 11º lugar 50 metros livre, 13º lugar 200 metros medley.

Em meio a tantas conquistas, o Dom Pedro II tem um lugar especial em sua trajetória. Breno destaca que o Clube, também na figura da professora Eliane, foi o principal protagonista (mesmo que inicialmente) em sua carreira. “Confesso que me despedi do time chorando muito e até hoje faço questão de acompanhar, na medida do possível, a Equipe TorPedro, torcendo sempre pelos bons resultados”, completa sobre a sua gratidão.

Para o futuro, Breno reforça que o seu principal foco segue sendo melhorar cada vez mais os seus tempos, a fim de que, em um futuro próximo, possa representar o Brasil em torneios internacionais. Perguntado sobre qual é o sentimento de disputar uma competição de Natação, o atleta mineiro diz que “é uma mistura louca de sentimentos! Iniciando pelo cansaço misturado com a apreensão. E, depois, aquele sentimento fantástico de que deu certo, de dever cumprido. E vamos para a próxima prova”, completa.

A professora de Natação Eliane complementa ainda ao dizer que “o esporte é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano, social e de carreira, seja por seus valores transmitidos ou por seu potencial em desenvolver habilidades e superar os seus limites. O esporte tem a capacidade de transformar a vida e direcionar a bons caminhos”.

Então, que o esporte continue transformando positivamente a vida de Breno Paiva e de outros jovens como ele.